quinta-feira, 8 de maio de 2014

Exposição Alves Redol - “Vida é Obra!” / Workshop: A Vida Mágica da Sementinha



                   Exposição Alves Redol - “Vida é Obra!” 




No ano em que se comemoram 103 anos do nascimento de Alves Redol, esta exposição dirige um olhar sobre alguns vultos neorrealistas e outros com ligação a este movimento literário, os “companheiros” da palavra, destacando, porém, a vida e obra do escritor da lezíria ribatejana. Pretende-se, assim, divulgar a literatura portuguesa e promover a leitura de autores nacionais e o conhecimento das suas obras junto do público escolar.
Natural de Vila Franca de Xira, Alves Redol (1911 – 1969) é filho de um pequeno comerciante ribatejano e, desde muito cedo, conheceu o valor do trabalho. Ainda jovem, partiu para Angola à procura de melhores condições de vida, mas lá enfrentou a pobreza e o desemprego. Regressou à capital portuguesa e desenvolveu várias atividades profissionais, tornando-se colaborador do jornal “O Diabo” onde deu a conhecer a sua veia literária como uma forma de intervenção social.
Em 1939, surge o seu primeiro romance “Gaibéus” que retrata os problemas socioeconómicos vivenciados por ceifeiros o que tornou esta obra num marco do nascimento do Neorrealismo. Seguiu-se uma vasta obra de ficção que incluiu também o teatro e o conto, destacando-se Barranco de Cegos (1962), porventura o seu romance mais conseguido.
Vida é Obra! contribui para perspetivar a produção literária de Redol como um documentário da realidade social da sua época e das experiências por si testemunhadas, transferindo para a ficção personagens, temas e histórias dramáticas das classes desprivilegiadas, até então ignorados pela literatura.
Esta atitude conferiu-lhe notoriedade perante o grande público, mas também provocou algumas críticas, relativamente a deficiências de escrita, à linguagem simples da sua prosa e ao esquematismo das tramas romanescas. O eterno drama de quem é inovador é ser incompreendido!



                       Workshop: A Vida Mágica da Sementinha



No dia 7 de maio, realizou-se na biblioteca da Escola Frei Manuel de Santa Inês, um workshop para divulgar um dos grandes escritores portugueses, Alves Redol.


E dar a conhecer o livro “A Vida Mágica da Sementinha”.

Os alunos do 5ºA do centro escolar, tiveram a
oportunidade de plantar uma semente na horta da Escola Frei Manuel de Santa Inês e colocar no local a identificação de cada aluno … para poderem acompanhar a “vida mágica” da sua sementinha!



Depois, cada aluno ilustrou um excerto selecionado do maravilhoso livro de Alves Redol que já se encontra exposto na biblioteca.

 Os professores e alunos gostaram muito da atividade.


Então, estás com vontade de participar? Só tens de te pedir ao teu professor de português que solicite esta atividade para a turma.                                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário