sexta-feira, 5 de junho de 2020


NOTÍCIAS À BARCA

 

BIBLIOTECA | LIVROS SONOROS
Os Livros sonoros são paradigmáticos do género de materiais que partilhamos na Biblioteca À Barca, com esta intenção de ajudar os professores, no desafio de trabalharem com os seus alunos, agora neste processo à distância, obras literárias e, sobretudo, no entendimento e interpretação das mesmas.

Após a publicação dos Poemas ao Ouvido lançamos agora as Crónicas, um trabalho muito cuidado em termos sonoros e que conta com a participação especial do ator António Capelo e da atriz Margarida Gonçalves.

A seleção dos textos disponíveis nestes materiais foi pensada por Irene Ferreira.

Eis o que nos diz sobre esta iniciativa:
A criação deste projeto, a que chamamos Livros Sonoros, nasceu do nosso desejo de participarmos ativamente na exploração e implementação dos objetivos do Programa de Português do Ensino Básico.
Assim, metemos mãos à obra para criarmos simultaneamente um instrumento de trabalho a ser utilizado por todos os professores e professoras de Língua Portuguesa (e outros que o desejem), mas também um objeto artístico, sonoro, que promove a escuta ativa de textos literários, potenciando a sua dimensão estética e a presença da palavra, essência de todos os programas da disciplina de Língua Portuguesa.
As crónicas aqui incluídas, as que integram os programas de Língua Portuguesa do 7º e
do 9º ano do Ensino Básico, e as que acrescentamos dos mesmos autores e de Manuel António Pina, são uma forma de prestarmos homenagem real a um género literário cada
vez mais presente na criação literária portuguesa.
Desejamos que estes Livros Sonoros possam ser verdadeiras Barcas que vos levem em
viagens de descoberta pelas palavras do nosso património literário e cultural.
À Barca, à Barca, houlá!
que temos gentil maré!
Gil Vicente
Boa viagem!
               
Irene Ferreira

 
Pelas vozes de Beatriz Frutuoso e Luis Moreira, e com sonoplastia de Fábio Ferreira, podemos agora ouvir também o Canto III – Estâncias 118135 da obra mais incontornável da História da Língua Portuguesa, Os Lusíadas, de Luís de Camões

Link para Biblioteca À Barca AQUI


NOTÍCIAS | DESAFIOS À BARCA
O que nos move nesta dimensão do Projeto é a vontade de criarmos um recurso a partir das práticas teatrais para a realização das vossas aulas. O nosso convite é que selecionem pelo menos 1 dos nossos desafios e os desenvolvam com os vossos alunos e que partilhem connosco essa experiência para juntos tentarmos melhor, falharmos melhor!


Link para Liberdade 2020 AQUI
Link para Materiais de Apoio em Contexto de aula 
AQUI

Voltamos em breve com mais Notícias À Barca!


Sem comentários:

Enviar um comentário