quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Dia dos namorados

 

Os porquês dos namorados

14 de fevereiro é Dia de São Valentim, uma data dedicada aos namorados.
Sabes por que se festeja o amor neste dia? E porque se trocam alianças? Aqui ficam algumas perguntas e respostas.

Porque é que 14 de fevereiro é o Dia dos Namorados?
Na Antiga Roma, este era o dia da deusa Juno, símbolo das mulheres e do casamento. Apesar disso, era no dia seguinte que aconteciam as celebrações: numa festa chamada Lupercalia, sorteavam-se os nomes de apaixonados que iriam ficar juntos.

Porque é que os namorados e os noivos trocam anéis?
Um anel não tem começo nem fim. Para os egípcios isso representava a eternidade. Mas foram os romanos que associaram o anel aos rituais do amor. Para eles, trocar anéis significava que as pessoas iam honrar o compromisso de se casarem, para sempre! A aliança era colocada no quarto dedo da mão, anelar, pois diziam que por ali passava a veia do amor, que estava ligada ao coração. As primeiras alianças eram feitas de ferro. Só se começou a usar o ouro na época medieval para representar o amor precioso… Como este metal.

Porque é que quando estamos apaixonados dizemos que fomos atingidos pela seta do Cupido?
O Cupido é o deus do amor. Segundo os romanos, este menino com asas era filho de Vénus, deusa do amor, e de Marte, deus da guerra.
Costumava andar com um arco e disparava setas que despertavam a paixão nos outros. Daí culparmos o Cupido quando sofremos de amor. O mito diz que, certo dia, quis acertar numa rapariga chamada Psique, mas enganou-se e acertou nele próprio. Resultado? Ficou perdidamente apaixonado por ela.

Porque é que o coração bate mais depressa quando estamos com a pessoa que amamos?
O nosso corpo reage aos sentimentos. Estar com a pessoa de quem gostamos faz-nos produzir duas substâncias: a noradrenalina e a dopamina. São elas que aumentam o ritmo cardíaco e provocam uma sensação de bem-estar. E produzimos menos serotonina, o que provoca um desequilíbrio das emoções. Por isso ficamos sem apetite e sem sono.

Porque é que o coração é o símbolo do amor?
Alguns filósofos famosos, como Aristóteles ou Galen, defendiam que o coração era o órgão onde nasciam as emoções. Outras teorias dizem que as pessoas queriam simbolizar um órgão que nunca tinham visto.

Texto: Alina Baldé

In: https://visao.pt/visaojunior/temas/2023-02-14-os-porques-dos-namorados-2/


Sem comentários:

Enviar um comentário