quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Poemas Soltos

10º CONCURSO
POEMAS SOTOS 2014


Bibliotecas Escolares de Gondomar

Destinatários:        População escolar do 1º, 2º, 3º Ciclos, Ensino Secundário e Ensino de Adultos/EFA do concelho de Gondomar.

Organização:         Bibliotecas Escolares aderentes.

Fases de realização:


1ª fase: de 6 janeiro a 21 de fevereiro
Ø  Divulgação do concurso junto da comunidade escolar
Ø  Receção, em cada BE, dos trabalhos a concurso, em formato digital e em papel, até ao dia 21 de fevereiro.

2ª fase: de 24 a 28 de fevereiro                                           
Ø  Os poemas devem ser entregues, em versão papel, na sede do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto ou na Reunião Concelhia de Bibliotecas do mês de fevereiro.
Ø  Os poemas e respetivas grelhas devem ser enviadas ao secretariado, até 28 de fevereiro, através do e-mail respetivo de acordo com o ciclo correspondente:
Ø  poemasoltos@gmail.com: logística e dúvidas
Ø  poemasoltosa@gmail.com: 1º Ciclo
Ø  poemasoltosb@gmail.com: 2º Ciclo
Ø  poemasoltosc@gmail.com: 3º Ciclo
Ø  poemasoltosd@gmail.com: Secundário
Ø  poemasoltose@gmail.com: Ensino de adultos/EFA

3ª fase: de 3 de março a 7 de março
Ø  Organização da documentação pelo secretariado 

4ª fase: de 10 de março a 11 de abril
Ø  Avaliação dos trabalhos pelo júri.

5ª fase: de 14 a 18 de abril
Ø  Indicação dos textos a constar da publicação Poemas Soltos 2014.
Ø  Fotocomposição electrónica do livro.

6ª fase: de 1 de maio a 17 de maio 
Ø  Impressão do livro.

7ª fase: 30 de maio / 6 de junho
Ø  Datas prováveis da cerimónia de entrega dos prémios, diplomas de participação e lançamento do livro no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Regulamento 

1. Todos os textos devem ser poéticos, sendo admitidas quaisquer modalidades deste género literário.
2. O tema é livre.
3. Os trabalhos devem ser individuais, originais e inéditos.
4. Os textos não devem ultrapassar as duas páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, a 1,5 espaços.
5. Cada autor pode enviar até um máximo de dois textos, usando sempre o mesmo pseudónimo.
6. Todos os textos devem ser identificados com o pseudónimo e indicação da escola ou do agrupamento/ escola, no canto inferior direito, e enviados em suporte digital para o email da respetiva biblioteca escolar, acompanhados da respetiva grelha, entregue em suporte de papel.
7. Todas as escolas deverão fazer uma seleção prévia dos trabalhos a enviar. No caso do 1º Ciclo, cada escola deve enviar até ao máximo de 15% de trabalhos proporcional à população escolar da respetiva escola.
8. Cada BE deverá endereçar ao secretariado (Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto), os textos selecionados da seguinte forma:
- em duplicado, dentro de um sobrescrito A4 - identificado com o nome da escola ou do agrupamento/ escola - separados por escalões e acompanhados da respetiva grelha devidamente preenchido para cada um dos escalões;
 - em suporte digital (um documento único, contendo todos os textos  de cada escalão, acompanhado do respetiva grelha, para os emails de cada escalão:
Ø  poemasA@gmail.com: 1º Ciclo
Ø  poemasB@gmail.com: 2º Ciclo
Ø  poemasC@gmail.com: 3º Ciclo
Ø  poemasD@gmail.com: Secundário
Ø  poemasE@gmail.com: Ensino de Adultos /EFA

É obrigatória a entrega nas duas modalidades.
9. Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 28 de fevereiro de 2014, na sede do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto
10. Em caso de plágio, os alunos serão alvo de desclassificação imediata e processo disciplinar instaurado pelo estabelecimento de ensino a que pertencem, ficando obrigados a devolver todos os prémios e certificados que lhes tenham sido atribuídos.
11. Serão igualmente desclassificados quaisquer trabalhos apresentados que não sigam as regras definidas neste regulamento.  
12. O júri convidado atribuirá os prémios e selecionará os textos para posterior publicação.
13. Os textos selecionados serão publicados em livro que constituirá uma antologia representativa das escolas participantes. Neste sentido, o júri escolherá apenas um texto poético por aluno.
14. Ao participar no concurso, os alunos autorizam, automaticamente, a publicação dos respetivos textos no livro.

15. O júri reserva-se o direito de corrigir eventuais falhas ortográficas, sintáticas, de pontuação ou acentuação, comprometendo-se, contudo, a não desvirtuar semanticamente os textos.

16. O júri poderá não atribuir prémios, se considerar que os trabalhos apresentados carecem de qualidade.

17. Os alunos poderão participar de acordo com o seu ano de escolaridade.
Escalão A: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Escalão B: alunos do 2º ciclo do Ensino Básico
Escalão C: alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Escalão D: alunos do Ensino Secundário
Escalão E: Ensino de Adultos/EFA

18. A todos os escalões serão atribuídos 3 prémios, podendo, ainda, o júri atribuir as menções honrosas que julgar convenientes. Todos os concorrentes obterão um diploma de participação e um prémio simbólico.

19. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no Pavilhão Multiusos de Gondomar, tendo como datas prováveis os dias 30 de maio / 6 de junho de 2014.

20. Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo júri.

 PARTICIPA!!!

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