Compilamos 10 livros para ler no mês em que Portugal celebra 40 anos de liberdade.
1. “Capitãs de Abril” de Ana Sofia Fonseca
a esfera dos livros
No ano em que a Revolução dos Cravos celebra o seu 40º aniversário, a jornalista Ana Sofia Fonseca compila as histórias das verdadeiras guerreiras do 25 de Abril. Esta é a versão do dia mais revolucionário de Portugal e que acabou com 48 anos de ditadura, contada no feminino, onde são relatados episódios inéditos - conspirações em reuniões clandestinas, manifestos secretos, e «missões» de risco em casa, são algumas das cenas relatadas pela escritora. O “Capitãs de Abril” é um livro sobre as mulheres dos militares que entraram na história do país pelos atos de coragem que guiaram o caminho para a liberdade
2. “Liberdade: 10 coisas que precisas de saber para não te sentires preso” de Isabel Zambujal e Inês Fonseca
Aletheia Editores
Porque histórias sobre liberdade nunca são demais, a coleção “vou pensar nisto” apresenta um novo livro sobre «coisas sérias a brincar» escritas por Isabel Zambujal e ilustradas por Inês Fonseca. Uma edição especial do Pingo Doce, este livro marca a data importante que se aproxima: os 40 anos do 25 de Abril de 1974: a data que mudou o rumo de Portugal.
3. “1974 - o ano que começou em abril” de António Luís Marinho e Mário Carneiro
Círculo de Leitores
Este é um livro que retrata todos os acontecimentos que tiveram cujo protagonismo ficou para segundo plano, quando explodiu a Revolução dos Cravos. Os jornalistas António Luís Marinho e Mário Carneiro revelam os acontecimentos paralelos à revolução que ficaram na sombra, nesse ano: «1974 é também o ano em que, na Roménia, Ceaucescu chega ao cargo de Presidente da República, que o iria acompanhar até à morte, e em que o Arcebispo Makarios III, de Chipre, é deposto da presidência, em Julho, antecipando-se em dois meses ao Imperador Haile Selassie, na lista dos governantes depostos por golpes militares em 1974.»
4. “Zeca Afonso - Livra-te do Medo” de José A. Salvador
Porto Editora
Após 50 anos de «Grândola, Vila Morena» e os 40 anos do 25 de Abril, acaba de ser lançado um livro que retrata a vida de José Afonso, numa biografia única e exclusiva, que contém dados novos sobre a vida do cantor, incluindo o que encontrou documentado da perseguição pela PIDE. A obra de José A. Salvador é uma compilação de histórias ilustrada com fotografias e vários documentos inéditos dos arquivos da polícia política anterior ao 25 de Abril de 1974.
5. “Os rapazes dos tanques” de Alfredo Cunha e Adelino Gomes
Porto Editora
Uma verdadeira homenagem aos homens que levaram ao fim do regime ditatorial anterior a Abril de 1974, este libro apresenta imagens e testemunhos exclusivos dos homens (oficiais, sargentos e praças) que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmono no dia da Revolução. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes conduzem-nos por uma viagem do dia em que Portugal viu a luz da liberdade, e faz-nos reviver as horas de receios, de ansiedade, de tensão, de esperança, e de alegrias vividas pelos cidadãos. Os Rapazes dos Tanques simboliza em Salgueiro Maia e em todos eles a homenagem que Portugal presta a todos os homens que derrubaram a ditadura.
in http://www.maxima.xl.pt/tecno/20436-livros-que-assinalam-os-40-anos-do-25-de-abril.html
Sem comentários:
Enviar um comentário