terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Bibliotecas @ Distância - Plano de ação



BIBLIOTECAS @ DISTÂNCIA

  1. Horário das bibliotecas escolares (BE) do Agrupamento

 O atendimento é feito de forma assíncrona por correio eletrónico ou por telefone (por intermédio da escola), ou de forma síncrona em horário a combinar.

  1.1               Sessões síncronas pelo Teams

 

As professoras bibliotecárias encontram-se disponíveis para realizarem sessões síncronas e assíncronas com alunos, docentes e não docentes, através dos seguintes endereços de email:

-BE da ESRT: emilia.pereira@aert3.pt

-BE da FMSI: crecursos.b@aert3.pt

-BE do 1º ciclo e dos Jardins de Infância: crecursos.vf@aert3.pt

 

2.      Presença digital das BE do AERT3

 As bibliotecas do AERT3 encontram-se online nos seguintes endereços:

-  Site do AERT3 em: http://www.aert3.pt/bemvindo/

                - Blogue da BE da ESRT Mil Palavras e Mais Uma em: http://beesrt.blogspot.com/

                - Padlet com recursos digitais da ESRT:  https://padlet.com/beesrt/htqsxj0tt6owv32g

- Blogue da BE da FMSI Ler a valer: http://leravaler3.blogspot.com/

- Facebook da BE da FMSI: https://www.facebook.com/biblioteca.baguim

- Padlet com recursos digitais da FMSI:  https://padlet.com/beabaguim/4hmvemjybzpzprdg

- Blogue das BE do 1ºCiclo e dos Jardins de Infância: https://leiturasnaescolaert3.blogspot.com/

-  Padlet com recursos educativos das BE do 1ºCiclo e dos Jardins de Infância: https://padlet.com/beaert3/n46r7qkp8gsihvor

- Canal do Youtube das BE do 1ºCiclo e dos Jardins de Infância: https://www.youtube.com/channel/UCII3VOj4fsPIheUjt36JAFQ

 

3.Temas da Biblioteca Aberta

                     a)    Curadoria de conteúdos.

b)    Indicação de ferramentas de presença digital / sugestão de atividades, de estratégias e de ferramentas digitais e metodologias para desenvolvimento da leitura, entre outros.

c)     Apresentação e propostas de leitura.

d)   Identificação de constrangimentos e possíveis sugestões de resolução.

 

a)     Curadoria de conteúdos

 

- Sugestões de bancos de atividades, propostas de trabalho, testes, etc, em colaboração com os diversos grupos e departamentos.

- Informação selecionada e fidedigna relacionada sobretudo com a escola, com a leitura, atividades culturais e de interesse generalizado.

- Propostas de atividades de recreio e de lazer enriquecedoras e contributivas para a plena realização cívica, nomeadamente através do Plano Nacional do Cinema, da participação em diferentes atividades e/ou concursos promovidos por entidades locais, regionais, nacionais e/ou internacionais.

 

b)       Indicação de ferramentas de presença digital / sugestão de atividades, estratégias e metodologias para o desenvolvimento das diferentes literacias

 

- Ferramentas pedagógicas e didáticas e orientação para a potencialização destes recursos e respetiva aplicação nas diferentes atividades:

https://teams.microsoft.com/ para criar uma aula online.

https://new.edmodo.com/ ambiente de aprendizagem virtual fácil adequado para vários níveis de ensino.

https://edpuzzle.com/ ferramenta para lançar vídeos do Youtube, etc.

https://socrative.com/ ferramenta para testar estudantes à distância.

https://info.flipgrid.com/ -possibilita tarefas de vídeo aos alunos.

 https://animoto.com/ -possibilita tarefas de vídeo aos alunos.

https://goformative.com/ - ferramenta de testes.

https://kahoot.com/ é uma ferramenta para testar conhecimentos, organizar sondagens ou fóruns discussão.

https://quizizz.com/ é uma ferramenta para testar conhecimentos.

https://www.genial.ly/ - ferramenta para apresentações.

https://prezi.com/ - ferramenta para apresentações.

https://padlet.com/ - ferramenta para apresentações.

https://www.tes.com/lessons/new#   - ferramenta para organização das aulas.

 

c)      Apresentação e propostas de leitura:

- Sugestões de Leitura.

- Disponibilização de e-books e audiolivros selecionados e gratuitos.

- Requisição de livros para leitura domiciliária (apenas na ESRT).

Relativamente à leitura domiciliária, realça-se que:

       Não são requisitáveis para leitura domiciliária, os dicionários, enciclopédias, obras raras e outro material específico das diferentes áreas disciplinares;

       Para a leitura domiciliária, os utentes devem fazer o empréstimo/a requisição via email;

       Salvo casos excecionais, cada aluno só poderá ter ao seu cuidado, no máximo, 1 livro de cada vez;

       Salvo casos excecionais, o pessoal docente e não docente poderá ter ao seu cuidado, no máximo, 3 livros de cada vez;

       O prazo de leitura domiciliária é de 15 dias, podendo ser renovada a requisição, por igual período até ao limite de 30 dias;

       Em caso de extravio ou danificação do material requisitado o requisitante deverá repô-lo ou reembolsar a escola da quantia equivalente;

       A requisição para férias poderá ser feita nos cinco dias anteriores a cada interrupção letiva;

       Qualquer anomalia detetada aquando do ato de consulta ou requisição deve ser imediatamente comunicada à equipa responsável;

       Cada utilizador é responsável pelo estado de conservação e pelo extravio dos documentos requisitados, incorrendo em situações de penalização no caso de incumprimento das condições requeridas;

       A BE responsabiliza-se pela limpeza e desinfeção dos livros requisitados.

 

d)     Identificação de constrangimentos e possíveis sugestões de resolução:

 

- Fóruns temáticos nas sessões síncronas (sempre que solicitadas).

- Apoio à utilização de ferramentas digitais.

- Apoio e orientação da pesquisa e do tratamento da informação na realização dos trabalhos.

- Sugestões de Recursos Online para possíveis resoluções de problemas.

 

Casos omissos e situações não especificadas serão resolvidas pelas respetivas  professoras bibliotecárias e pela Direção do Agrupamento.

O presente Plano de Ação será revisto sempre que se entenda necessário.

 

Rio Tinto, 4 de fevereiro de 2021

 

As professoras bibliotecárias do AERT3,

Ana Castro,

Emília Pereira

 e Teresa Gomes


 

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