Lenda de São Martinho:
Novembro chega e com ele um calorzinho bom, normalmente acompanhado da expressão “verão de São Martinho”, que nos aquece a alma em pleno outono. Mas quase ninguém conhece a Lenda de São Martinho!
Querem saber quem foi o religioso? Para quem não conhece a Lenda de São Martinho e quer contá-la às crianças de forma simples, aqui fica! Entretanto, aproveitem os dias bons para brincar na rua!
A Lenda de São Martinho:
Segundo reza a história, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho de Tours, percorria o seu caminho pelo zona fronteiriça do então Império (hoje na Hungria) montado no seu cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio.
O mendigo pediu-lhe esmola e o soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes.
Mais adiante, Martinho encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da sua capa, ficando ele desprotegido perante as baixas temperaturas.
Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade.
Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.
Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, repetem-se esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”.
Martinho foi sepultado a 11 de novembro na sua cidade natal Tours, e essa foi a data escolhida para celebrar o seu legado.
Adaptado de: https://pumpkin.pt/familia/lifestyle-criancas/festas-aniversarios-batizados-ferias/lenda-do-verao-de-sao-martinho/
Sem comentários:
Enviar um comentário