quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Comemoração dos 50 anos da ida do Homem à Lua

 Foto adaptada da imagem oficial da exposição da FCUP integra uma ilustração de Victor Mesquita, um dos mais importantes criadores de banda desenhada de Portugal.


"Um pequeno passo para o Homem, um grande salto para a Humanidade". A pensar neste grande salto, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organiza a exposição “50 anos da Chegada do Homem à Lua”, que assinala o momento protagonizado há cinco décadas pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong.

A iniciativa, que decorre na escola através da Biblioteca da FMSI, pretende levar os visitantes a viajar até aos anos 60, revisitando também os tempos em que a ida à lua ainda era ficção científica.

Para isso, explica o Professor Rui Moura, docente da FCUP, investigador do Instituto de Ciências da Terra e um dos organizadores desta iniciativa, “a exposição estará dividida em várias partes, desde livros de ficção científica, passando pela literatura de divulgação científica à Banda Desenhada e pelos relatórios técnicos e peças autênticas de hardware espacial”.

Do livro do Tintin que evoca a chegada do Homem ao satélite natural da terra até à sétima arte, o certame conta também com uma série de objetos espaciais. Trata-se de uma coleção de materiais que, em grande parte, pertencem ao espólio pessoal do docente da FCUP, que foi o primeiro português a fazer formação e treino para astronauta.

Por ter contactos privados e institucionais através de pessoas que conheceu no meio aeroespacial nos últimos três anos, foi assim adquirindo materiais que classifica como “bastante raros”. São exemplos “uma folha de um manual de sistema de fato espacial e a qual foi propriedade do próprio Neil Armstrong, uma manta térmica suplente original de Módulo de Comando ou algumas pequenas peças de motores J-2 do lançador Saturno V”.

Para além destes objetos, há uma outra parte da exposição composta por memorabilias (conjuntos de coisas memoráveis). “Serão apresentados selos, moedas, medalhas, cadernetas dos anos 60, mapa da lua de 1958, e outros objetos relacionados com a ida do Homem à lua”, conta o Professor Orlando Frazão, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que se juntou ao Professor Rui Moura na organização deste certame.

A exposição comemorativa estará patente ao público na escola FMSI até ao final de outubro de 2023, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e às 19h00 (horário da escola)

Texto adaptado de: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=48333



 


Sem comentários:

Enviar um comentário