quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Comemoração do dia da alimentação

 

Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

A alimentação é uma necessidade humana fundamental. A vida de cada um de nós depende diretamente dos alimentos, bem como do ar e da água.

Hoje em dia, são produzidos alimentos suficientes no mundo para alimentar toda a gente, no entanto, milhões de pessoas continuam a sofrer de fome.

Como é possível? As razões, são muitas. Catástrofes climáticas, conflitos, aumento dos preços… No entanto, o direito à alimentação não é apenas uma questão de quantidade, mas também de qualidade. Demasiadas pessoas em todo o mundo não têm acesso a uma alimentação saudável e variada. É por isso que o Dia Mundial da Alimentação deste ano se centra no direito aos alimentos, no plural. Não apenas uma forma de comer, mas muitas, diferentes e saudáveis.

O direito à alimentação

A Organização das Nações Unidas foi fundada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de preservar a paz, a segurança e a cooperação entre os Estados do mundo. Três anos mais tarde redigiu e assinou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que afirma que todos os seres humanos são iguais e têm o direito de viver uma vida livre de privação, de medo e de discriminação. Estes princípios são válidos em toda a parte e para todos, e é por isso que são universais.

O artigo 25º da Declaração estabelece que todas as pessoas no mundo merecem viver com saúde e dignidade. É o seu direito. E o primeiro elemento de uma vida saudável é a alimentação.

Não existe apenas uma maneira de comer de forma nutritiva porque os hábitos e os alimentos variam de país para país. Quem trabalha na FAO sabe isto de cor e salteado.

A FAO é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que trabalha em 130 países de todo o mundo para garantir que todas as pessoas possam comer alimentos nutritivos e na quantidade certa. No sítio Web da FAO, podes encontrar orientações dietéticas para cada país, que são recomendações baseadas nos alimentos disponíveis em diferentes partes do mundo.

 O que significa comer bem?

Uma alimentação saudável é variada. Não se pode comer sempre as mesmas coisas!

É equilibrada em termos de quantidade, composição e calorias - nem a menos, nem a mais.

É adequada, isto é, é apropriada para nós, para a nossa idade e para o nosso estilo de vida.

É moderada em termos de consumo de alimentos não saudáveis. Isto significa que, de vez em quando, podes deixar-te tentar, mas deve ser a exceção e não a regra.

 

FAO. 2024. Livro de Atividades - Direito aos alimentos.

Roma. https://doi.org/10.4060/cd1197pt (Adaptado)





Sem comentários:

Enviar um comentário